Enoturismo

Qual o papel das rolhas na conservação do vinho? 

Você sabe qual a importância das rolhas na conservação do vinho? Pode não parecer, mas elas possuem um papel de suma importância nesse processo e merecem a sua atenção no momento de escolher aquele rótulo dos sonhos. 

Atualmente, existem diversos tipos de rolhas e cada uma desenvolve uma função quando o assunto é conservação do vinho. Para você conhecer cada uma delas, bem como suas características, continue nos acompanhando.  

Mas afinal, qual a importância das rolhas na conservação do vinho?  

Antes de irmos ao que interessa, é importante entendermos qual a função da rolha e o porquê de ela merecer a sua atenção. O motivo é simples: pela rolha você consegue identificar se o vinho foi bem armazenado ou não, o que consequentemente afetará a bebida.  

Ou seja, quando bem cuidadas, a rolha não deixa que o vinho tenha contato com o ambiente externo, o que evitará a oxidação. Mas, não é só isso. Ela é responsável também por preservar o aroma e o sabor da bebida, o que renderá degustações de excelência.  

Entretanto, em caso negativo, a rolha pode apresentar infiltração, ressecamento, aroma avinagrado, entre tantos outros problemas que, com certeza, você não vai querer para o seu vinho. Portanto, atenção!  

Identificando possíveis problemas de conservação através da rolha 

Quando você escolher o seu rótulo, fique atento aos seguintes pontos: 

  • Aroma avinagrado: se a rolha apresentar um cheiro que lembre vinagre, significa que o vinho está com acetato de etila, um composto que aparece quando há a contaminação de uma bactéria acética que ataca o álcool do vinho. 
  • Rolha com marca de vinho: essa característica pode indicar a oxidação da bebida, já que o vazamento do vinho indica que houve entrada de ar. 
  • Rolha ressecada: neste ponto, vale uma atenção especial. Em alguns casos, a rolha ressecada pode significar falta de qualidade da mesma ou problemas no local de armazenamento que apresentou umidade. Contudo, nem sempre, a rolha ressecada significará problemas na qualidade do vinho. Por isso, vale observar bem para ver se houve ou não prejuízo ao rótulo.  
  • Aromas estranhos: cheiro como papelão molhado ou até mesmo de mofo, significa que o rótulo foi exposto a uma condição inapropriada, o que consequentemente, afetará de forma negativa o vinho.  

Hora de conhecer as rolhas disponíveis no mercado 

Agora que você já sabe a importância das rolhas na conservação do vinho, é hora de conhecer os tipos disponíveis no mercado e suas principais características e qualidades. 

  • Rolha de cortiça: essa é uma das mais conhecidas e a mais querida pelos produtores devido a sua qualidade. Com características como elasticidade, resistências e aderência, ela se destaca pelo grande poder de vedação, o que é ótimo para os vinhos. 
  • Rolha de aglomerado de cortiça:normalmente, é utilizada em vinhos mais jovens devido a elasticidade e durabilidade que é menor por conta dos pequenos pedaços de cortiça que são colados.  
  • Rolha de espumante:feita em formato cilindro, mas que vai se adaptando ao gargalo da garrafa, conforme o tempo, a rolha de espumante é produzida com cortiça aglomerada, enquanto que a parte inferior é feita por dois discos de cortiça maciça, o que resultada em redução de volume devido à pressão do gargalo da garrada. 
  • Rolha sintética: considerada uma alternativa as rolhas de cortiça, elas são mais acessíveis e não são vulneráveis a contaminação por TCA (2-4-6 Tricloroanisol). Entretanto, o tempo de conservação, bem como a vedação, ainda são postos em dúvida.  
  • Rolha de vinho: esse tipo é bastante eficiente quando o assunto é vedação de vinho, além de serem práticas e higiênicas. Entretanto, por ser nova no mercado, ela apresenta um custo mais alto, o que consequentemente afeta o valor do rótulo de vinho.  
  • Tampa de rosca: bastante utilizada no Brasil, ela é uma tampa metálica, com parte interna velada por plástico, o que evita o contato da bebida com o oxigênio. Devido ao baixo custo, ela costumar ser utilizada em vinhos jovens.  

Existe a rolha perfeita para conservar o vinho? 

Não, não existe. O que existe é rolha ideal para cada tipo de vinho, o que consequentemente resultará em uma boa conservação do rótulo. Afinal, cada rótulo possui suas características únicas e a escolha da rolha deve respeitar isso.  

Uma rolha, muitas histórias!  

Vinhos rendem bons momentos. Por isso, conserve boas memórias através das rolhas. É comum que as pessoas guardem as rolhas, seja porque gostam, seja para guardar lembranças. Todos os motivos valem!  

Por isso, a nossa dica é: escolha um bom vinho na Casa Mediterranea, viva um momento especial e conserve a rolha como lembrança.  

Os melhores vinhos você encontra na Casa Mediterranea 

Aromas, encanto e qualidade, você encontra nas opções de vinhos tintos, brancos e rosês disponíveis na Casa Mediterranea. Com rótulos vindos de países como Portugal, Itália e Espanha, que são referência quando o assunto é produção de vinho, a Casa Mediterraneé referência e entrega as melhores experiências de degustação aos amantes de vinho. Acesse o site e saiba mais!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *