Enoturismo

Como a região de cultivo da uva pode influenciar nos vinhos? 

Quando o assunto é qualidade de vinho, muitos são os fatores que podem influenciar. Contudo, a região de cultivo desempenha um importante papel nesse assunto, pois o clima tem ligação direta com a maturação, acidez, aromas, sabores e consistência dos vinhos. Continue lendo e saiba mais sobre esses fatores de influência.  

Não há sensação mais gostosa do que tomar uma taça de vinho de excelente qualidade. Mas, para chegar nesse resultado, o rótulo precisa ter sido muito bem cuidado em todas as etapas do processo, ou seja, a uva precisa estar em uma região que favoreça o cultivo de sua casta e a colheita precisa ser feita de forma minuciosa e adequada, por exemplo. 

O clima perfeito para o cultivo da uva  

O clima é de suma importância na fase do cultivo. Se ele é mais fresco, tende a produzir vinhos com mais acidez, enquanto que se o clima é mais quente, mas com invernos mais frios, o resultado é uma bebida equilibrada. Veja agora quais os tipos de climas e como eles podem influenciar na produção.  

  • Clima continental: com clima característico de verões quentes e secos e invernos bastante frios, esse clima se apresenta desafiador para o cultivo, pois há oscilações de temperatura que influenciam de forma direta no amadurecimento das uvas.   
  • Clima temperado: com verões quentes e invernos frios, esse clima é perfeito para o cultivo de uvas diversas, o que resulta em rótulos equilibrados e de excelente qualidade.   
  • Clima fresco: climas assim, com verões mais frios e invernos mais longos, tendem a fazer com que o amadurecimento da uva seja mais lento que nos demais climas o que favorece a produção de rótulos com mais acidez e aromas delicados.   
  • Clima mediterrâneo: verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos são característicos dessa região sendo perfeito para o cultivo de uvas de extrema qualidade.  

Além do clima, o solo também é importante no cultivo da uva  

Muitos fatores influenciam no cultivo das uvas e o solo também é um deles, pois pode passar características importantes para a casta da uva.  

  • Solo de calcário: esse tipo de solo possui alto teor de carbonato de cálcio, o que proporciona refinamento, alta acidez e frescor aos rótulos produzidos em regiões que possuem solos assim. 
  • Solo rochoso: com capacidade de retenção de água e também de calor, o solo rochoso é perfeito para que a videira se enraíze e busque nutrientes devido a boa infiltração de umidade, o que resulta em vinhos mais encorpados e fortes. 
  • Solo argilo-calcário: solos assim são ótimos para produzir vinhos de qualidade e caráter limpo, pois possuem alta capacidade de retenção e drenagem de água devido a presença do calcário, além do fresco vindo do componente argiloso.  
  • Solo arenoso: vinhos mais concentrados são o resultado de solos arenosos, graças ao potencial de drenagem e retenção de calor.  

Quais outras características o cultivo da uva influencia?  

Acidez, aroma, sabor, consistência e qualidade são as características que o cultivo da uva pode influenciar quando falamos do resultado final de cada rótulo. Contudo, é importante dizer também que existe outro termo, de origem francesa, o “terroir”, que também é importante quando o assunto é cultivo de uva. 

O terroir corresponde as características específicas no que diz respeito a geografia, geologia e clima de um determinado lugar, o que definirá o perfil aromático, a acidez e o equilíbrio, a estrutura e corpo, além da longevidade e tipicidade regional.  

Conhecendo mais sobre o terroir 

O terroir é responsável pela personalidade dos vinhos, ou seja, o rótulo pode ser do mesmo tipo de uva, mas apresentar sabores e características diferentes devido as diferenças das regiões de cultivo das uvas.  

De forma ainda mais clara, quando falamos em terroir, estamos falando de regiões que produzem vinhos únicos que só serão encontrados naquela região devido os fatores geográficos, climáticos, culturais e históricos.  

O terroir destaques do Brasil  

No Brasil, o Rio grande do Sul é a região vinífera mais conhecida e com grande destaque quando o assunto é terroir devido a imigração italiana que trouxe uvas europeias e métodos de cultivo que resultaram em uma qualidade única de vinho.  

Dentre as principais regiões produtoras de cultivo de uva, temos o Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha. Outras regiões, como o Nordeste, também apresentam terroir que produzem vinhos únicos e autênticos.  

Os melhores vinhos, do melhor terroir, você encontra na Casa Mediterranea  

A Casa Mediterranea conta com rótulos das melhores produtoras de vinho do mundo. Com opções de rótulos tintos, brancos e rosès, ela traz aos amantes de vinho o sabor único e autêntico do Mediterrâneo para ser servido desde ocasiões mais especiais até um simples momento de degustação, mas que exige tamanha qualidade.  

Confira as opções no site e tenha na sua casa os rótulos das melhores produções de cultivo de uva do mundo!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *