Há muitas opiniões a respeito dos benefícios do vinho para a saúde. Há quem acredite que sim, ele é benéfico, enquanto outros creem que os efeitos são negativos. A verdade é que, se consumido de maneira sábia e controlada, o vinho apresenta inúmeros benefícios para a saúde.
Provavelmente você já ouviu alguém dizer “uma taça de vinho faz bem à saúde”. De fato, ele faz. Tudo isso porque o vinho é rico em compostos nutricionais que são indispensáveis para a saúde e são exatamente eles quem trazem os benefícios para quem bebe vinho com moderação.
Os componentes que são benéficos no vinho
Componentes como polifenoís, óxido nítrico e procianidina, por exemplo, estão presentes no vinho por conta da uva e seus benefícios contribuem tanto para proteger contra doenças crônicas e cardíacas, como também retarda o envelhecimento e ajuda na absorção de nutrientes.
Saiba agora um pouco mais sobre cada um desses componentes e seus efeitos na saúde.
Polifenóis: aliado na proteção contra diversas doenças
Os polifenóis são encontrados na uva e ao chegar no organismo, eles atuam como antioxidantes naturais que oferecem proteção a diversos ataques à saúde. Existem vários tipos de polifenóis, entretanto os tipos resveratrol, quercetina, antocianinas e catequinas são os mais encontrados em vinhos.
O resveratrol, por exemplo, possui propriedades anti-inflamatórias com capacidade para combater doenças cardiovasculares e degenerativas, a exemplo da Alzheimer, enquanto a antocianinas, tem influência na redução de peso.
Já a quercetina, ajuda na cicatrização e no alívio de dores pulmonares e a catequinas reforça o sistema imunológico, ajudando a parar o crescimento de células cancerígenas.
Óxido nítrico: ótimo para a digestão e absorção dos nutrientes
O óxido nítrico é um componente liberado pelo vinho que auxilia na digestão fazendo com que as paredes do estômago relaxem e potencializem a absorção dos nutrientes dos alimentos. Por esse motivo, uma taça antes ou após as refeições pode ser uma boa pedida.
Procianidina: aliada forte na prevenção do câncer
A procianidina está presente no extrato da semente de uva e, segundo alguns estudos, ela não só previne o câncer, como auxilia também na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia.
Outras vantagens para a saúde que uma taça de vinho pode proporcionar
Além de todos esses benefícios do vinho, ele também protege o coração, previne diabetes, auxilia no combate à obesidade, faz bem para a pele e ainda aumenta a longevidade.
Segundo pesquisas, uma taça por dia ou pequenas doses, podem prevenir ainda inflamações no sistema linfático apresentando-se benéfico para o cérebro.
Bateu cansaço? Uma taça de vinho é sempre bem-vinda!
Naqueles momentos apáticos ou cansados, o vinho se mostra um grande amigo. Isso porque pesquisas mostraram que o resveratrol melhora o ânimo em dias exaustos. Além disso, um bom vinho tinto libera endorfinas que resultam no relaxamento do corpo, colaborando ainda mais para o bem-estar.
Ou seja, além de contribuir em diversos pontos positivos para a saúde, o vinho também pode proporcionar boas sensações após um dia cansativo e exaustivos de trabalho, no qual o único desejo possível é um bom e merecido descanso.
E qual o melhor vinho para adquirir todos esses benefícios?
Atualmente, acredita-se que a maior concentração de polifenóis está relacionada à coloração escura da casca. Dessa forma, os rótulos tintos seriam as opções mais indicadas para que busca os benefícios presentes no vinho.
Vinhos tintos como o Cinco Quinas Reserva Alentejo DOC 2013, Di Bella Esperides Syrah Terre Siciliane IGT 2018 e Langa Classic Garnacha DOP Calatayud Vegano 2019, são ótimas opções para quem deseja degustar um vinho excelente em busca dos benefícios a saúde.
Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de consumir vinho
Não há dúvidas de que os benefícios do vinho são inúmeros. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados em relação a bebida. Afinal, estamos falando de um rótulo alcóolico que não deve ser alinhado a tratamentos de saúde ou ao uso de medicamentos.
Outro ponto de atenção é que nem todos podem beber vinho. Diabéticos, por exemplo, podem ter efeitos negativos devido ao açúcar e ao álcool que estão presentes na bebida. Portanto, é indispensável o acompanhamento médico e nutricional nesses casos.
Por mais benéfico que o vinho seja, é preciso ser apreciado com moderação e de acordo com as necessidades específicas de cada um.
Na Casa Mediterranea, você conta com os melhores rótulos do mercado
A seleção de vinhos da Casa Mediterranea conta com opções de rótulos tintos, brancos e rosès que transmitem todo o amor e sabor único do mediterrâneo, proporcionando a você uma degustação única e inexplicável.
Portanto, se você busca os benefícios do vinho, confira os nossos vinhos tintos, vindo dos maiores produtores do mundo, como Itália, Espanha e Portugal, que possuem as melhores safras. Acesse o nosso site agora mesmo e tenha o sabor do mediterrâneo a cada gole de vinho.