Todo vinho é vegano? Esse é um bom questionamento, pois pelo fato da bebida ser produzida através da fermentação da uva, muitas pessoas acabam pensando que a bebida é vegana. Contudo, isso não é regra. No processo de produção, pode haver o uso de componentes de origem animal, o que desclassifica a bebida como vegana. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto.
O processo de produção do vinho envolve plantio, colheita, industrialização, fermentação e armazenamento, até serem comercializados. Com o vinho vegano, não é diferente. Entretanto, algumas etapas são feitas de outras formas para que a bebida leve o rótulo vegano.
Entenda como é o processo de produção do vinho vegano
Na produção “tradicional”, temos a clarificação, que utiliza um agente filtrante, geralmente uma proteína, com o objetivo de eliminar as matérias sólidas do vinho; a filtragem, que utiliza a gelatina animal para captar as impurezas e também o processo de amaciamento de taninos, que utiliza albumina e sangue animal.
Para ser considerado vegano, o vinho não pode passar por nenhum desses processos. Então, os produtores substituem utilizando produtos como a bentonita, uma forma de argila, ou outros produtos de origem vegetal, como a ervilha, que não possuem nada de origem animal.
Dessa forma, é possível excluir os ingredientes de origem animal e produzir rótulos veganos de qualidade e grande excelência.
Como identificar quais são os rótulos de vinho vegano
Na hora de comprar o seu vinho vegano, identifique se no rótulo consta a informação “não filtrado” ou “não clarificado”, pois essas informações indicam que a bebida é vegana e que não há o uso de qualquer ingrediente de origem animal.
Alguns produtores também já incluem os selos de certificação vegana, o que facilita na hora da compra. Com a procura cada vez maior por produtos veganos e também com o interesse dos consumidores em saber o que comem e bebem, esses selos colaboram para apresentar mais informações aos consumidores.
Caso haja maior interesse no processo de produção e sobre os ingredientes utilizados, o consumidor pode também acessar o site das produtoras e buscar informações a respeito. Algumas, como a Casa Mediterranea, já disponibilizam até mesmo uma seção especial de vinhos veganos.
O vinho vegano é uma boa escolha?
Não há provas de que o sabor do vinho vegano seja diferente dos demais rótulos. Entretanto, pode haver diferenças no efeito placebo, ou seja, a sensação de que quando você sabe a origem do que está consumindo, o sabor tende a ficar ainda melhor e mais especial.
Agora, quando o assunto é harmonização, o vinho vegano também dá um show de sabor e sensações que combinam não apenas com receitas e produtos veganos, mas também com a culinária carnívora. O que é perfeito para quem não é vegano, mas gosta de apreciar novos sabores.
Conheça alguns dos melhores rótulos e suas harmonizações
Langa Classic Garnacha DOP Calatayud Vegano 2019
Diretamente da Espanha, esse vinho tinto contém aromas de frutas, compota de cerejas e aromas especiais de canela, baunilha, chocolate e alcaçuz. Seu visual apresenta um vermelho cereja com tons suaves e é perfeito para harmonizar com queijos curados, embutidos ibéricos e carnes vermelhas.
PI Concejón DOP Calatayud Vegano 2019
Com 100% da uva Concejón, esse vinho tinto possui agradável acidez com taninos redondos e aveludados. Sua coloração é vermelho cereja com notas de roxo que combina perfeitamente com molhos complexos, foie-gras, queijos e carnes vermelhas assadas ou grelhadas.
PI Garnacha Branca DOP Calatayud Vegano 2020
Com processo de envelhecimento de 6 meses em carvalho francês e mais 6 meses em depósito ovóide de cimento, esse vinho branco apresenta aromas de fruta de polpa branca, como melão, pera e maçã com combinações de aromas de mel e manteiga. Harmoniza perfeitamente com massas de molho branco, carnes brancas e peixes gordurosos.
Marco Valerio Marcial Garnacha DOP Calatayud Vegano 2018
Com visual vermelho de cereja madura com toques de roxo, esse vinho tinto vem direto da Espanha e o único rótulo não envelhecido em barricas de carvalho, mas sim em depósito de ovóide e cimento. Com taninos macios e elegantes, ele harmoniza com entrecot clássico com legumes assados ou tábua de queijos.
Cava Reyes de Aragón El Monje Brut Nature DOP Calatayud Vegana 2020
Em versão biodinâmica e vegana, esse espumante, da Espanha, possui ótima acidez, é encorpado e conquista pelos sabores consistentes. A harmonização fica por conta dos deliciosos risotos, frutos do mar e peixes gordurosos que combinam perfeitamente com esse rótulo.
Tenha os melhores vinhos veganos na sua casa
A Casa Mediterranea conta com uma seleção de rótulos biodinâmicos e veganos que conquistam pelo excelente sabor e pelos aromas excepcionais vindos de regiões banhadas pelo mar mediterrâneo, o que promove sensações únicas nas degustações.
Confira esses e muitos outros rótulos conceituais no nosso site e tenha o melhor do mediterrâneo diretamente na sua casa.