Dieta Mediterrânea

Vinhos do Mediterrâneo: uma introdução às regiões vinícolas 

Um bom vinho mediterrâneo é resultado de uma área excelente de cultivo, bem como de um clima perfeito. E, as diversas regiões vinícolas espalhadas pelo mundo, contribuem para que cada degustação seja uma experiência única e marcante a cada degustação.  

Contudo, uma excelente degustação de vinho não se baseia apenas no sabor. A cultura e as tradições dos locais de cultivo contribuem para que essa experiência seja ainda mais significativa. Portanto, descubra agora a fascinante jornada nessas regiões que proporcionam sabores e aromas únicos.  

A fascinante jornada de cultivo do Vinho Mediterrâneo 

Quando falamos em vinho mediterrâneo, alguns locais são destaque no assunto, pois possuem regiões vinícolas promissoras e que produzem vinhos apreciados em todo o mundo. E como dissemos acima, são locais que não só possuem boas produções, como também história e tradição. 

  • Itália: com um clima perfeito e propicio, a Itália conta com regiões, como o Valle dello Jato, na Sicília, que cultiva vinhos de alta qualidade e acidez, o que resulta em uma degustação ímpar acompanhada da diversidade e da riqueza cultural que a região possui. Afinal, a Itália é uma das maiores produtoras de vinho do mundo.  
  • Espanha: com regiões bastante conhecidas, como La Rioja, Ribera del Duero e Jerez, que produzem vinhos encorpados, unindo tradição e inovação, a Espanha também se destaca pela qualidade e claro, pelo envelhecimento em madeira de carvalho, que resulta em sabor inexplicável de vinho.  
  • Portugal: conhecida pelos famosos vinhos do porto, Portugal produz vinhos excelentes caracterizados pela leveza e refrescância e que carregam consigo a tradição vitivinícola.  

Países como Chile, Alemanha, França e México, são alguns outros que também se destacam na produção vinícola com garrafas deliciosas que fortalecem ainda mais a paixão unanime por vinhos.  

Vinhos mediterrâneos: as uvas clássicas das produções vinícolas que você precisa conhecer 

Presente em grande parte das produções de vinho mediterrâneo, as uvas denominadas Carignan, Grenache, Mouvèdre e Cinsault são as protagonistas quando o assunto é cultivo para vinhos excelentes.  

Com características únicas, elas promovem intensidade, aromas marcantes e colorações belíssimas que proporcionam uma vivência sensorial deslumbrante.  

Carignan: a presença marcante em todo o mundo 

Originária da Espanha, a Carignan se espalhou ao sul da França, Itália e o norte da África. Utilizada principalmente para blend, ela possui média intensidade, uma acidez atenuada e taninos potentes. Atualmente, ela é mais cultivada no sul da França.  

Grenache: uma das uvas mais cultivadas do mundo  

Segundo a história, a uva Grenache surgiu em Aragão, região norte da Espanha e durante o século 19, ganhou destaque nos Estados Unidos e na Austrália. Com uma cor brilhante, essa uva possui alto nível de açúcar, possui baixa acidez e conta com bagos médios e poucos taninos.  

Mouvèdre: a intensidade de aromas  

Assim como as anteriormente, a Mouvèdre teve origem na Espanha, mas também se popularizou nos Estados Unidos, Austrália e sul da França é comumente encontrada em blends tintos. Com uma coloração intensa, ela apresenta acidez média e aromas de framboesa e cereja, por exemplo. 

Cinsault: uma variedade de sabor 

Com mais de 100 nomes, a Cinsault é típica do sul da França. O aroma lembra frutos secos, possui baixo nível de taninos e apresenta uma coloração avermelhada. Pode ser tanto a uva dos rosés, como também dos maravilhosos tintos.  

Sangiovese: a mais conhecida da Toscana  

Produzida na Itália, a uva Sangiovese ganhou destaque também em locais nos Estados Unidos e Austrália. Com uma característica típica de acidez e concentração de taninos, é usualmente usada em misturas de uvas para ficar mais suave.  

Agora que você conheceu as principais regiões vinícolas e seus cultivos, conheça a Vinícola Di Bella 

A Vinícola Di Bella oferece o que há de melhor em vinho mediterrâneo. Com bebidas aromáticas, doces e perfumadas, que encantam na primeira degustação, além de remeterem de forma prazerosa as colinas do Valle dello Jato na Sicília.  

A região em que está localizada faz com que a produção seja de qualidade e os cuidados no momento do cultivo fazem toda a diferença no processo final, deixando-as no ponto certo para oferecerem o há de melhor em vinho. 

Com uma estrutura moderna, mas sem deixar de lado a tradição do fazer vinho, a Vinícola Di Bella possui cubras de envelhecimento para diferentes estilos de vinificação em aço que faz com que a experiência degustativa de um enólogo seja a mais sensorial possível.  

Tenha uma experiência mediterrânea sem sair de casa  

A jornada vinícola é um mundo de descobertas repleto de sabor, intensidade e aromas cuja vivência é indispensável para os amantes de vinho que apreciam um momento de experiência sensorial incrível.  

Portanto, se você quer ter essa experiência degustativa sem sair de casa, acesse nosso site e confira as opções de vinho que remeterão você as melhores as melhores regiões vinícolas na primeira experimentação de vinho.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *